domingo, 9 de novembro de 2008

'Fifa 09' é reprodução fiel do universo do futebol

Gritos da torcida, replays on-line e riqueza de detalhes impressionam.

Versões de Xbox 360 e PlayStation 3 se destacam; confira análise.

O futebol nos transforma em bárbaros. O futebol virtual, com um pouco mais de méritos, nos transforma em bárbaros que podem até perder a amizade, mas nunca a comemoração depois de um imbatível gol de falta (quase) do meio-de-campo, de uma virada com dois jogadores a menos desde o primeiro tempo, de um lançamento errado que acabou sendo o melhor do mundo. "Fifa 09" é capaz dessas façanhas, e de outras ainda, como fazer a pessoa deixar de jogar "GTA IV" e "Guitar hero" por um tempo e até esquecer expressões como "nada é melhor que 'Winning eleven'". Com diversas melhorias do que você viu em "Fifa 08" e mais algumas idéias muito bem executadas, a versão deste é um título indispensável para quem não vive sem futebol.
A reprodução fiel do universo boleiro é marcada pelos gritos de torcida, pelos dribles característicos de determinados jogadores e, claro, pelas situações típicas dos melhores jogos: tensão, reviravoltas táticas, lances incríveis e até erros do juiz em momentos decisivos.
As versões de Xbox 360 e PlayStation 3 se destacam. Além do visual realista e dos controles aprimorados, têm um dos recursos mais surpreendentemente brilhantes dos jogos on-line recentes. Até 20 pessoas podem disputar um mesmo jogo em rede, cada uma delas controlando um determinado jogador. Com direito a suporte a voz, para que aquele mexicano na ala direita consiga pedir a bola antes mesmo de você dominá-la. Prepare-se, então, para (re)encontrar todos os estereótipos de jogadores com os quais você convive desde as peladas na escola: o fominha, o "estrategista", o cabeça-de-bagre, o atleta-de-Cristo.
Futebol e games se unindo em uma mesma função social. "Fifa 09" também está disponível para PC, PlayStation 2, Wii, PSP e DS. Enquanto no Wii e nos portáteis o jogo se adapta às características de cada plataforma, a versão de PC e de PlayStation 2 fica sendo, mais uma vez, uma pequena atualização da edição anterior, terminando muito atrás do "Fifa 09" da "nova geração".


Fonte (G1)

Nenhum comentário: